terça-feira, 12 de outubro de 2010

Aula de 07/10/10

Aula de 07/10/10
Tivemos uma discussão interessantíssima! Alessandra nos apresentou algumas perguntas feitas ao autor Celso Vasconcellos numa entrevista. Antes de sabermos sua resposta nos foi dado alguns minutos para responder tais perguntas também. Depois compartilhávamos nossos pensamentos e a resposta de Celso também era compartilhada para discussão.
Vamos as perguntas e respostas mais interessantes para nossa reflexão:
1. Por onde deve se começar um bom planejamento
Algumas respostas ditas:
-Com uma análise da realidade e das necessidades
-Com o que propõe o projeto político pedagógico da escola
-autoconhecimento do professor: postura dele e atitude como educador
Celso: não precisa necessariamente começar com um diagnóstico. É preciso articular a finalidade com a realidade, o sonho, os desejos com o objetivo, definindo e estruturando as ações.
2. É possível realizar um processo de ensino/aprendizagem sem planejar?
Algumas respostas:
- há algumas teorias que defendem o não planejamento, propondo que o aprendizado se dá somente nas inter-relações, por mais que não seja minha maneira de trabalhar penso que posso funcionar em alguns casos.
-a vida não se limita a um planejamento. Muitos acontecimentos da vida se dão de forma inesperada e imprevisível. No dinamismo da vida não temos controle sobre todas as coisas e nem por isso não aprendemos algo. Não tirando a importância de se planejar, porém a gente aprende MUITA coisa (e talvez + coisa) fora das 4 paredes de uma sala de aula, portanto creio que seja possível um processo de
ensino/aprendizagem sem planejamento.

Celso: impossível, porque planejar é inerente ao ser humano. Planejar é antecipar e isso faz parte do homem, o que difere o ser humano racional do animal é o poder de escolha. Nós pensamos e agimos, não há como desassociar isso. E se quisermos ensino e aprendizagem há de se ter em mente uma finalidade, sem planejamento não existe finalidade, logo não existe processo de ensino/aprendizagem. A prática educativa é uma prática intencional e tem finalidades.
Nota: pensemos assim enquanto educação, pelo significado que ela tem para o funcionamento da sociedade, porém em se tratando de VIDA, creio que exista esse processo ensino/aprendizagem sem planejamento, na espontaneidade dos acontecimentos e interações.

3. Em alguns contextos o planejamento ainda é encarado como um instrumento de controle?
Algumas respostas:
-Não só de controle, mas, também de manipulação!
-considerando que planejar é um ato político, na medida em que envolve posicionamentos, opções, jogos de poder com certeza ainda é encarado como instrumento de controle.
- a moeda tem dois lados: pode ser tanto de controle na relação professor-aluno quanto na relação instituição-professor.

Celso: é necessário o compartilhamento de sonhos e intenções. Não pode ser o sonho só de um imposto sobre os outros, senão não vai atender as necessidades do grupo. O planejamento para não ser um instrumento de controle é preciso emergir do grupo para o grupo, para que não haja manipulação, para que não se transforme em um objeto de controle que não atenda as necessidades do próprio grupo. O planejamento pode ser uma arma quando se torna algo burocrático sem flexibilidade.

4. Qual a relação do planejamento com o projeto político pedagógico?
- a relação deveria ser total, pois o PPP é o que dá referência para o planejamento, precisa estar diretamente articulado com o PPP. A aula tem que ser uma parte do Projeto da escola.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Observações feitas na Escola Estadual Thales de Azevedo (ainda em construção)

1. Estrutura física: apesar de ser uma escola pública, de onde não se pode esperar muito em termos de recursos físicos, a escola parece ser bem cuidada, limpa, sem depredações, janelas ou vidros quebrados, nem tão pouco carteiras destruídas. As salas e laboratórios estão devidamente identificados. A escola conta com salas de aula, auditório, banheiros, cantina, ampla sala de dança com espelho e chão de madeira. E utiliza a biblioteca pública que fica ao lado da escola. Também há lixeiras espalhadas pelos corredores a cada duas salas. 

2.Contexto social no qual a escola está inserida: a escola localiza-se no bairro Costa Azul, bairro considerado de classe média alta ao lado de uma escola privada (Portinari). Há um constante e desagradável cheiro vindo do que até então pensava eu ser esgoto, mas, fui descobrir ser um rio! oops.... 


3. Breve panorama do currículo da escola (ainda preciso ler o PPP! Mas a escola conta com a presença de Pibids na área de dança, matemática e biologia. O Pibid de dança vem realizando aulas semanais com os alunos bem como oficinas mensais de dança com estilos variados. Também é possível observar que os professores tem trabalhado alguns temas transversais como saúde, cidadania e respeito e há produção de cartazes espalhados pela escola. Também no dia de minha visitação havia uma exposição interativa sobre o meio ambiente e uma simulação de uma área da Chapada.