sábado, 4 de dezembro de 2010

Compartilhamentos da última aula!

Nessa aula cada grupo/indivíduo compartilhou sua experiência na escola, relatando os pontos mais importantes e compartilhando o que aprendeu. Quero aqui postar algumas das falas que achei importante registrar e compartilhar algumas considerações do que foi mais relevante para mim!
No Colégio Manoel Novais, fala de aluno "Seja um professor que venha a aula".
Os alunos estão interessados em aprender! podem não gostar, mas querem ter aula. É triste ouvir uma fala assim de um aluno. Por mais que sempre pontuamos os problemas da educação, da infra estrutura é preciso abrir os olhos e ver que a escola é um organismo vivo, pulsante. É composto de pessoas que tem interesse, que podem estar desmotivadas, mas querem avançar, crescer, viver com intensidade. Há jovens com sonhos, planos, projetos que tem força e não tem vergonha de se expressar e nem arrogância de querer deter a verdade. É preciso ver a escola como um organismo vivo!
Colégio Central: é uma escola grande e foi construído para ser referencial, no entanto a escola está bagunçada. Ninguém sabe onde está o que. A escola está meio perdida no que acontece dentro dela mesma. Provavelmente isso é um reflexo da falta de um coordenador (a escola está sem!) e as coisas não se organizam por si!! É preciso uma coordenação para organizar o funcionamento da escola. Aqui também é importante falar que uma pessoa só não dá conta de fazer tudo isso. Não há como fazer um trabalho isolado na escola, é como remar contra a maré! É preciso conquistar as pessoas para que haja engajamento e compromisso de um corpo, não só de um membro.
Adroaldo Costa: escola no Cabula, adota a mediação pedagógica sócio-interacionista (acredita na aprendizagem por meio da interação com as pessoas e o meio). Conta com sala-ambiente, onde cada disciplina tem sua sala e portanto quem muda de sala não é o professor mas sim o aluno. Trabalha com projetos e cada unidade tem um eixo temático que a rege. Não conheço uma escola assim e fiquei interessada em conhecer! achei a proposta interessante e gostaria de ver o funcionamento da escola. Também foi citada a Escola Parque e o funcionamento da mesma.

Bom, quanto a escola onde trabalhei e minha experiência... Estive no Colégio Estadual Thales de Azevedo e já escrevi muita coisa sobre as observações, entrevista e o relato da oficina no relatório, que aqui no blog também está disponível!! Nessas linhas quero postar o que foi mais importante para mim nessa experiência.
A visita diagnóstica me possibilitou perceber mais ou menos o que ocorria na escola e a aula assistida possibilitou um contato e conhecimento do grupo com o qual eu iria trabalhar. Isso foi decisivo e importante para definir a proposta e as estratégias de métodos e técnicas a serem utilizadas na minha aula. Na preparação da oficina sempre me questionava se minha fala estava clara e condizia com a finalidade da aula. Também em cada atividade que eu estava propondo ficava me questionando se esta conduziria o grupo ao objetivo que eu queria alcançar com eles. Outra coisa que me ative quanto ao conteúdo proposto, foi tomar o cuidado de não trazer "a coisa" pronta para o aluno, mas estimulá-lo à reflexão e valorizar seu pensamento e conhecimento prévio. Acho que é isso!!! Valeu a pena!!! Obrigada professora Alessandra por oportunizar as discussões em sala de aula e trazer materiais importantes na construção desse processo!! Obrigada também aos colegas no compartilhar de suas experiências e conhecimentos!!! Valeu.....

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog Karin!
    você tem um conteúdo crítico e interessante aqui. Espero que a disciplina tenha contribuido para a sua formação como pessoa! um abraço

    ResponderExcluir