quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Algumas questões sobre planejamento...

PLANEJAR é importante para estabelecer objetivos, do que vai ensinar e organizar tempo e conteúdo. Também é necessário para se definir estratégias para essa ação. Planejar para uma realidade quando se está fora dela não dá certo! é preciso conhecer primeiro quais as condições!

PLANEJAR é, além de fazer um plano ou roteiro, antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo para sua realização, é comprometer-se com a concretização do que foi elaborado.


Planejamento de ensino é uma reflexão, antecipação e projeção sobre:
*o que ensinar (conteúdo)
*como ensinar (forma, quando, com o que, onde)
*como acompanhar (processo - saber se estamos chegando onde desejamos)
*como integrar o seu trabalho com os demais da escola.
*como organizar a coletividade de sala de aula(regras,normas)
*como registrar

PLANEJAMENTO É REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS DA REALIDADE DA ESCOLA E SALA DE AULA, PERCEBER AS NECESSIDADES, RE-SIGNIFICAR O TRABALHO, BUSCAR FORMAS DE ENFRENTAMENTO ECOMPROMETER-SE COM A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA.

Se não houver uma reflexão sobre O QUE, COMO e PORQUE FAZER, é muito provável um fracasso do aprendizado, sem metas não se sabe onde se quer chegar. É como correr sem ter um destino a se chegar. Se deixarmos "a coisa rolar", se não adotarmos uma intervenção consciente e crítica, o que teremos será a reprodução do mundo que está dado - não trará transformação à realidade.
Planejamento é um ato político pois envolve posicionamentos, opções, jogos de poder e compromisso com a transformação. É hora de tomada de decisões e resgate de princípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário