quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Plano de aula 1 e 2 (o 2 foi o executado!!)

Plano de Oficina 2

Identificação:

Público alvo: alunos do Colégio Estadual Thales do Azevedo das turmas do 1° ano do segundo grau matutino.
Disciplina: Didática e práxis II
Professora: Alessandra Assis
Discente: Karin Fernanda Barth
Tema: cotidiano e territorialidade
Data da oficina: 11 de novembro de 2010.
Professora mediadora: Marília Curvelo

Objetivos:

Geral:

Estimular a construção criativa em dança a partir do cotidiano vivenciado pelos alunos e dos territórios por onde transitam e experimentar as oito ações de esforço, segundo Rudolf Laban, a saber, torcer, pontuar, chicotear, pressionar, sacudir, socar, flutuar e deslizar.

Específico:

• Oportunizar um espaço/tempo onde os alunos possam associar suas ações cotidianas e estado corporal com os ambientes nos quais transitam.
• Refletir sobre tal questão, e se utilizar de tais ações juntamente com as ações de esforço como material propulsor na criação de dança,
• Interagir na produção de possibilidades de interpretação, de expressão e de ação.
• Identificar e explorar as ações de esforço no cotidiano vivenciado e criar uma partícula em dança como resultado dessa reflexão.

Justificativa:

As ações de esforço estão presentes em nossa vida cotidiana ainda que não as percebamos. Através dessa aula poderemos nos dar conta de como nosso corpo realiza tais ações e como podemos utilizá-las como material propulsor na produção de dança. Também é importante refletir sobre os espaços transitados e como assumimos diferentes estados corporais em determinados espaços.

Conteúdo:
• Ações de esforço: torcer, deslizar, chicotear, socar, flutuar, sacudir, pressionar, pontuar.
• Cotidiano e territorialidade.

Metodologia:

• Aquecimento corporal conduzido pelo professor, explorando as oito ações de esforço.
• Jogo coletivo explorando diferentes ambientes, ações do cotidiano e identificando ações de esforço.
• Atividade de leitura e interpretação com um texto metafórico.
• Seleção e apresentação de uma ação do cotidiano sendo realizada em ambientes diferentes, explorando uma ou mais ações de esforço.
• Roda de discussão.

Recursos:

• Texto.
• Papéis onde diferentes ambientes estão escritos.
• Cartaz com as oito ações de esforço.

Avaliação:

Participação nas atividades propostas e roda de discussão.


Referência Bibliográfica:


CAMPELLO, Carmute. Tenso equilíbrio na dança da sociedade; edição Inês Bogéa. São Paulo: SESC, 2005.

D’ ÁVILA, Cristina. A Mediação Didática na História das Pedagogias Brasileiras. Salvador: Universidade Estadual da Bahia- UNEB, 2005.

RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.

RENGEL, Lenira Peral. Corponectividade : Comunicação por procedimento metafórico nas mídias e na educação. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica PUC|SP. São Paulo, 2007.

SOUZA, Marcelo José Lopes de. O território: sobre espaço e poder. Autonomia e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2005.
YUS, Rafael. Temas transversais: uma nova escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Plano 1

1.Identificação

Tema: O que é vida?
Público alvo: alunos do 1° ano do 2° grau
Local: Colégio Estadual Thales de Azevedo
Professores mediadores: Márcia Patrícia

2. Proposta

Objetivo geral: Levantar questionamentos e promover uma reflexão sobre os aspectos da vida e o que ela representa para cada um, integrando conteúdos de três áreas: biologia, filosofia e dança.
Objetivos específicos: Discutir o que é vida; Abordar propriedades da vida para entender o que caracteriza os seres vivos; Discutir interdependência entre os seres vivos exemplificando com a vida humana em sociedade; Discutir postura do ser humano em relação ao demais seres vivo.

Justificativa: Refletir sobre a vida é importante, pois leva ao autoconhecimento, contribui para a formação do indivíduo, tornando-o um ser mais consciente e ainda facilita a contextualização dos assuntos de biologia (estudo da vida) – problema listado pela professora de biologia do Colégio Estadual Thales de Azevedo.

Conteúdo:
• Propriedades da vida
• Formas de respiração
• Interdependência entre seres vivos
• Postura filosófica sobre a vida em sociedade

Metodologia:
• Questionar e discutir “o que é vida?”
• Elencar as propriedades da vida
• Realizar um exercício de respiração
• Apresentação do vídeo “2010. Ano Internacional da Biodiversidade”
• Dinâmica de grupo sobre a importância das relações entre os seres vivos


Recursos:
• Quadro, giz, aparelho de som, DVD, pirulitos.

Avaliação:
• Relato individual por escrito sobre o que ficou registrado e qual a importância dessa discussão/reflexão; ou
• Construção de mapa conceitual.

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