Nessa aula respondemos a essa pergunta com um desenho ou imagem.
Alguns desenhos e comentários interessantes:
*Ouvido, olho, nariz, mão, boca - "os 5 sentidos precisam estar atentos" "a aprendizagem se dá de forma diferente, precisamos avaliar levando em conta as diferenças"
*Espiral - "avaliação deve ser contínua, é um processo"
*Escada - "Avaliação está comprometida com o avanço"
*Carimbo - "verificar se a pessoa adquiriu conhecimento, dar o aval para que execute algo"
AVALIAÇÃO: REFLEXÃO CONTÍNUA SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM VISANDO TOMAR DECISÕES DE COMO AVANÇAR NO PROCESSO.
Cipriano Luckesi fala/escreve sobre avaliação e é constantemente convidado para palestrar sobre o assunto. Jussara Hoffman fez uma pesquisa na qual pediu aos alunos desenharem o que era avaliação. Aparecerem monstros nos desenhos!!! é preciso mudar essa concepção!
AVALIAÇÃO X EXAME
O que há nas escolas hoje em dia é mais um exame do que uma avaliação. Não se leva em conta o que o aluno constrói, o que aprendeu, mas o resultado como se fosse um rótulo. A prova pode ser um dos instrumentos de avaliação, mas não é o único e nem o melhor. Há de se levar em conta o processo. EXAMINAÇÃO tem caráter classificatório, pontual e excludente.
AVALIAÇÃO tem caráter investigativo, diagnóstico, avalia o processo, e é includente, faz com que o indivíduo permaneça no processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário